Todo maquinário operacional, cedo ou tarde, vai precisar de manutenção e os reparos podem ser feitos de duas maneiras. Uma delas é a preventiva e a outra, a corretiva. Quanto à parte elétrica dos equipamentos, a termografia é uma ferramenta de grande importância nesses procedimentos. Nosso objetivo com esse texto é responder a uma pergunta que normalmente é feita neste ponto: Por que fazer manutenção preventiva utilizando termografia?
Manutenção preventiva programada e antes de o problema ocorrer
Antes de ir à resposta precisamos diferenciar as duas formas de manutenção para que fique clara a razão pela qual o foco está na manutenção preventiva. Bom, de uma maneira bem simplista, podemos definir a manutenção preventiva como aquela que é feita de forma programada e antes de suas máquinas apresentarem problemas. É a intervenção antes de uma quebra causada pelo desgaste de peças ou porque uma ou mais delas estejam danificadas. A corretiva, como o nome sugere, é a que se faz quando o maquinário quebrou.
Paradas inesperadas podem afetar a sua rentabilidade
Se a ação ocorre antes da quebra, a manutenção preventiva se torna uma aliada dos lucros. Sim! Porque ela tem a missão de minimizar o máximo que for possível as temidas paradas inesperadas, que interrompem a produção e, claro, afetam diretamente a lucratividade da empresa. Quanto custaria se uma de suas máquinas simplesmente quebrasse agora? Já pensou nisso? Nessas horas, bater na madeira não resolve. Agir preventivamente, sim.
Termografia mede as variações de temperaturas emitidas
Mas e como a termografia pode ajudar na manutenção preventiva? Vamos lá. Essa técnica registra graficamente as temperaturas por detectando a radiação infravermelha emitida. Assim, utilizando equipamentos chamados de termovisores, todos modernos e sensíveis à radiação infravermelha, é possível medir as variações de temperatura emitidas. Com essa análise é possível aplicar correções e se precaver de problemas como curtos-circuitos, sobrecargas ou mesmo o superaquecimento dos equipamentos elétricos. Isso evita o mau funcionamento, panes e as paradas de máquinas.
Instalações elétricas e sistemas de refrigeração podem usar a termografia
Na prática, podemos aplicar a termografia em manutenção preventiva de instalações elétricas e de sistemas de refrigeração, por exemplo. Para cada uma dessas vertentes há especificidades que, devidamente corrigidas a tempo, asseguram que sua produção não seja afetada e que o consumo de energia elétrica seja otimizado. É uma maneira eficiente de buscar eficiência energética consertando erros de projetos e de dimensionamento de equipamentos
Eficiência energética com a manutenção preventiva com uso de termografia
A termografia está diretamente ligada à eficiência energética quando ocorrem erros de projetos e dimensionamentos de equipamentos nos segmentos elétrico e de refrigeração. No caso de sistemas elétricos, quando a temperatura se eleva acima dos níveis aceitáveis nas máquinas e cabos, isso pode causar aumento do consumo de energia e o deterioramento dos equipamentos.
Temperatura acima do limite aumenta o consumo de energia
Nas instalações elétricas, a temperatura elevada acima dos níveis tidos como aceitáveis pode levar ao aumento de consumo de energia e ao deterioramento precoce dos equipamentos. A manutenção preventiva utilizando a termografia, neste caso, capta a temperatura dos componentes elétricos e dos condutores para apurar se estão trabalhando acima do limite. Analisa também a existência de sobrecarga destes componentes e condutores e pode ainda apontar a baixa qualidade dos materiais utilizados.
Sistemas de refrigeração com falhas também levam a consumo elevado
No caso dos sistemas de refrigeração é possível detectar com a termografia o comprometimento da vedação em sistemas de portas ou mesmo problemas de montagem. A manutenção preventiva com termografia pode apurar problemas de construção ou que tenham sido gerados por desgaste natural do uso. Seja qual for a razão, fato é que eles normalmente resultam em um elevado consumo de energia elétrica dos equipamentos e que não são detectados apenas pela inspeção visual.
Conte com a Stal Engenharia, uma empresa especialista em termografia
A Stal Engenharia é especialista em manutenção preventiva com uso de termografia. E agora que você sabe das vantagens de utilizar o método e de investir em manutenções preventivas dos sistemas elétricos e de refrigeração, que tal conversar um pouco com um de nossos consultores e saber como podemos ajudar você a ficar mais tranquilo com o desempenho de seus equipamentos e sua empresa a manter o bom desempenho ou, quem sabe, até a melhorar esses números? Acesse aqui e faça contato. Nós estamos prontos para ajudar você.