Saiba qual a importância do quadro industrial de distribuição elétrica

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Você já pensou qual a importância do quadro industrial de distribuição elétrica? Pois bem, você já sabe que a energia elétrica é essencial para a indústria e sem ela a cadeia produtiva dos mais variados segmentos simplesmente para. Mas tão essencial quanto ter a eletricidade é dimensionar corretamente e direcioná-la aos equipamentos de forma adequada e organizada para garantir o bom funcionamento das máquinas e a segurança de quem está envolvido direta ou indiretamente com o maquinário. E é justamente aí que entra o quadro de distribuição.

A função do quadro industrial de distribuição elétrica

A função básica do quadro industrial de distribuição elétrica, ou painel elétrico como também é chamado, consiste em receber a energia elétrica que venha de uma ou mais fontes de alimentação e distribuir essa carga para outros circuitos de uma maneira organizada. E atenção! É essencial que a distribuição da energia considere a capacidade dimensionada e, desta forma, possa prevenir sobrecargas e proteger os circuitos.
O quadro industrial de distribuição elétrica é constituído por uma série de componentes como medidor, sensor, chave, disjuntor e inversor e a fonte de energia que chega até ele pode ser proveniente da rede pública, de um transformador ou mesmo de um gerador, ou ainda de um quadro de distribuição que alimenta um ou mais quadros. Pode ainda ser monofásico, bifásico ou trifásico.

Quadro organizado garante segurança na operação

Considerando que a energia é elemento primordial para o andamento da indústria e a segurança é essencial para o bem-estar de todos que estão envolvidos com a cadeia produtiva, manter um quadro industrial de distribuição elétrica organizado e que tenha sido construído e montado por uma empresa de confiança é fundamental para atender a esses dois pontos.
Se construído sem a qualidade correta ou mal dimensionado, o quadro industrial de distribuição elétrica pode oferecer riscos aos equipamentos, em função de possíveis sobrecargas e até mesmo explosões, e por consequência também aos operadores das máquinas. Problemas de cabos, conexões e o mau funcionamento de algumas peças de má qualidade podem gerar paradas inesperadas e causar prejuízos.

Quadro deve estar no centro de carga da instalação

Algumas dicas são ainda relevantes para a montagem do quadro industrial de distribuição elétrica. Uma delas é que o equipamento esteja localizado preferencialmente no ponto ou região que concentra as maiores potências, no chamado centro de carga da instalação. Isso possibilita economia de condutores, uma vez que também será reduzida a extensão dos circuitos terminais.
E justamente para se adequar aos projetos e atender à necessidade de posicionamento no centro de carga, os painéis podem ser confeccionados em formatos diferenciados.

Equipamento deve ser submetido a testes

Outra dica indispensável é que, uma vez instalado, o quadro industrial de distribuição elétrica deve ser submetido a testes e medições que avaliem grandezas, desempenho de circuito e a resposta de comando, por exemplo. Tudo para ter certeza de que está funcionando bem e apto a cumprir a sua tarefa.

Stal Engenharia tem experiência com quadros de distribuição

A Stal Engenharia é especializada em projetos, fabricação e montagem de quadro industrial de distribuição elétrica. Possui profissionais capacitados e experientes para desenvolver e entregar as melhores soluções em painéis de energia para sua indústria. Acesse nosso site, conheça nossos projetos e saiba como podemos ajudar.

Solicite orçamento

    Estou de acordo em fornecer os dados acima para que a Stal Engenharia entre em contato comigo, ciente de que esses dados serão utilizados pelas áreas de Marketing e Comercial para o envio de e-mails.